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domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade Avaliativa 2 - Responsabilidade Social

Explique o conceito de responsabilidade social empresarial, revelando em que medida essa noção implica mudanças nas relações entre empresas e sociedade.

DEFINIÇÃO:
Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001),a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002)que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. Fatores que originaram o conceito a RSE São diversos os fatores que deram origem à necessidade de se observar uma responsabilidade acrescida das organizações.Num contexto da globoalização e de mutação industrial em larga escala,emergiram novas preocupações e expectativas dos cidadãos,dos consumidores,das autoridades públicas e dos investidores.Os indivíduos e as instituições, como consumidores e/ou como investidores, adotam, progressivamente critérios sociais nas suas decisões (ex: os consumidores recorrem aos rótulos sociais e ecológicos para tomarem decisões de compra de produtos).Os danos causados ao ambiente pelas atividades econômicas,(ex: marés negras, fugas radioativas) tem gerado preocupações crescentes entre os cidadãos e diversas entidades coletivas,pressionando as empresas para a observância de requisitos ambientais e exigindo à entidades reguladoras,legislativas e governamentais a produção de quadros legais apropriados e a vigilância da sua aplicação.Os meios de comunicação social e as modernas tecnologias da informação e da comunicação têm sujeitado a atividade empresarial e econômica a uma maior transparência. Daqui tem resultado um conhecimento mais rápido e mais profundo das ações empresariais – tanto as socialmente irresponsáveis (nefastas) como as que representam bons exemplos (e que, por isso, são passíveis de imitação) – com consequências notáveis na reputação e na imagem das empresas. - Wikpédia

Um comentário:

Wagner Miranda disse...

A responsabilidade social nas empresas tornou-se um fator de competitividade. O preço e a qualidade deixaram de ser a base da concorrência. As relações com clientes, empregados, parceiros, fornecedores, comunidade e colaboradores, hoje são muito mais importantes. A sociedade passou a valorizar marcas associadas à proteção ambiental, a inclusão social, a participação ativa no desenvolvimento da comunidade, etc. A tecnologia da informação faz com que mais pessoas tenham mais conhecimento e condições educacionais de exigirem o melhor, não apenas para ele mesmo, mas para toda a sociedade onde vive.

A globalização tem tornado a coisa mais transparente, obrigando as empresa a divulgarem seu desempenho social e ambiental, assim como os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para melhorar a vida alheia. As empresas estão se adaptando a uma nova realidade comercial, e sem a responsabilidade social, muitas sucumbirão em sua própria falta de ética.

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