Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade Avaliativa: A Comunicação

Se uma pessoa ficar isolada de seus semelhantes, com alimentação e conforto físicos garantidos, mas privada de qualquer forma de contato, com o mundo exterior, tenderá a apresentar rapidamente sintomas de ansiedade. Uma manifestação básica dessa ansiedade será a necessidade de falar com outros. Durante algum tempo isso poderá ser acentuado por um monólogo, em pensamento ou voz alta, mesmo pela criação de interlocutores imaginários.

Mas, com o prolongamento da situação, a fala e o próprio pensamento deverão ficar desconexos e a pessoa deverá perder o autocontrole. Se a situação não for remediada a tempo, haverá uma desagregação psicológica acompanhada de um descontrole orgânico. O modo de remediá-la é fácil e evidente: basta romper o isolamento que a pessoa se encontra. Com isso, ela poderá satisfazer a uma necessidade básica: comunicar-se.

Se, no entanto, duas pessoas desconhecidas entre si forem deixadas no mesmo ambiente, com ordens de não trocarem uma palavra e se ignorarem mutuamente, o resultado será diverso. Em breve começarão a aparecer sinais de tensão entre elas e se verificará que é praticamente impossível que uma ignore a presença da outra. Os menores gestos passarão a ser observados atentamente; cada qual procurará interpretar o comportamento do outro e encontrar-lhe um sentido. Não demorará muito para que cada um comece a orientar suas atitudes em função das do outro: haverá comunicação entre ambos, por mais que se queira evitá-la. Os gestos e o comportamento dos dois passam a ser mensagens, mesmo involuntárias, e cada qual se converte num emissor e receptor dessas mensagens.

De modo geral, nas situações em que há mais de duas pessoas envolvidas (isto é, nos grupos), cada comportamento se orienta em relação ao dos demais. Nos grupos organizados, em que seus membros ocupam posições bem definidas, existem regras que orientam esse comportamento. O que está em jogo é novamente a comunicação, que forma uma rede entre os membros do grupo, tanto mais complexa quanto maior e mais organizado for o grupo. Nos menores, a comunicação direta entre as pessoas ainda é a predominante. Na convivência das grandes massas humanas (na sociedade tomada como um todo) predomina a comunicação indireta, através de veículos que atingem uma multiplicidade de indivíduos, dando-lhes uma orientação cotidiana.

A partir desses exemplos pode-se concluir que a comunicação é uma necessidade vital humana, tão importante quanto as demais; que os homens tendem a comunicar-se mesmo quando se esforçam em sentido contrário; e que a comunicação é a base de todas as formas de organização social.
(Verbete “Comunicação” – Enciclopédia Abril. São Paulo, 1972. v3, p.1028) Fonte: INFANDANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos Textos. Scipione: São Paulo, 1999, p. 10-11.

QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS:
  1. De que forma o texto demonstra que a comunicação é uma necessidade humana básica?
  2. A comunicação realiza-se exclusivamente por meio de palavras? Justifique sua resposta com elementos do próprio texto.
  3. De que forma o texto procura evidenciar que “a comunicação é a base de todas as formas de organização social’?
  4. Qual a conclusão que o texto apresenta sobre a comunicação humana.
OBJETIVO DA ATIVIDADE:
  • Refletir sobre a comunicação como uma necessidade básica do ser humano;
  • Entender como o processo comunicativo se opera;
  • Desenvolver uma sensibilidade para a relevância da comunicação;
  • Desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação de textos.
Assim você está apto para:
  • Entender melhor os textos que lê e
  • Produzi-los com mais fluência.

Um comentário:

Wagner Miranda disse...

1) De que forma o texto demonstra que a comunicação é uma necessidade humana básica?

Existe uma pequena ‘divergência equilibrada’ entre Platão e seu aluno Aristóteles, quando este afirma que o ser humano é ‘o animal que pensa’, enquanto seu professor afirma ser ‘o animal que fala’, equilibrando-se na dependência um do outro: o discurso e a razão.
A fala, apesar de aparecer antes no desenvolvimento humano, leva a razão à loucura se não for compartilhada. Falamos acordados e falamos dormindo. Falamos estáticos e em movimento. Falamos quando não dizemos nada, só para nos fazer entender e compartilhar a nossa razão, pois isto é natural para nós, não algo que exige habilidades. Portanto, necessitamos da comunicação para nos permitir viver aquilo que somos: humanos.


2) A comunicação realiza-se exclusivamente por meio de palavras? Justifique sua resposta com elementos do texto:

Não. A palavra é apenas um dos canais primários utilizados pelo ser humano para se comunicar de forma clara, mas “os menores gestos passarão a ser observados atentamente”, onde “cada qual procurará interpretar o comportamento do outro e encontrar-lhe um sentido. Não demorará muito para que cada um comece a orientar suas atitudes em função das do outro: haverá comunicação entre ambos, por mais que se queira evitá-lo. Os gestos e o comportamento dos dois passam a ser mensagens involuntárias, e cada qual se converte num emissor e receptor dessas mensagens.”


3) Qual a relação entre o grau de complexidade dos grupos sociais e as formas de comunicação?

Se isolarmos um se humano, ele será incapaz de desenvolver suas potencialidades intelectuais e tornar-se-á um selvagem; mas quando o colocamos em aglomerados sociais, ele enfrentará outro problema: a complexidade de linguagem e cultura, mas que o leva a fazer o que é mais benéfico para o todo, através da comunicação indireta, das diversas formas de comunicação como leis, símbolos, costumes, etc, dando-lhes uma orientação cotidiana para uma boa sobrevivência e um bom aproveitamento das faculdades intelectuais.


4) De que forma o texto procura evidenciar que “a comunicação é a base de todas as formas de organização social”?


Apresentando os dois extremos da comunicação: a falta e o excesso.
Na falta da comunicação a sociedade entraria em colapso e voltaríamos à selvageria de outrora, agindo como bárbaros desorganizados. Porém, como necessidade vital, o excesso de comunicação nos leva a desenvolvimentos sociais cada vez mais complexos, exigindo de cada indivíduo uma maior observação nos detalhes do cotidiano.

Postar um comentário