Pages

Subscribe:

Labels

domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade Avaliativa: Estabilidade é empregabilidade

A oportunidade de trabalho, resumida pela palavra emprego, é a somatória de capacitação, relacionamento e mercado. Se pudéssemos atribuir peso a cada uma dessas três vertentes, certamente o mercado tenderia a ser um pouco mais importante do que as duas outras. Isso porque é o mercado que dita as normas de absorção de mão-de-obra. Quando ele está competitivo, o que mais conta é a capacidade de realização, além de um bom relacionamento aliado a uma ampla estratégia de mercado.

Vale dizer, portanto, que os que estão empregados devem se esmerar para manter a empregabilidade, principalmente nesses momentos de forte concorrência.

A estes, temos alguns conselhos básicos:
  1. Participe constantemente dos programas de reciclagem profissional, pois as empresas "compram" a sua experiência e o seu conhecimento. Por isso, é importante você estar atualizado e mostrar o seu grau de atualização.
  2. Mantenha sempre ótimo o nível de relacionamento com seus superiores, especialmente junto ao seu superior imediato. Não se esqueça de que eles são fontes de indicação para promoção ou referências.
  3. Existe um ditado que diz que a galinha cacareja para que todo mundo saiba que foi ela quem botou o ovo. Assim, todas as vezes que você realizar um trabalho importante para a empresa, procure, com discrição, mostrar essa sua realização.
  4. Conhecimento de idiomas, principalmente o inglês, é um grande diferencial. Mesmo que na sua empresa atual isso não seja exigido, se você deseja tornar-se competitivo no mercado, pratique idiomas.
  5. Conhecimento de informática também é requisito importante nos processos de recrutamento e seleção.
  6. Desafios devem ser enfrentados e, sempre que possível, superados com êxito. Esteja sempre atento às oportunidades. Considere a possibilidade de mudar de área de atuação, se isso agregar valor à sua carreira.
  7. Procure mostrar resultados comprovados e canalizar sua energia para aquilo que é realmente importante e vai trazer resultados concretos, de preferência a curto prazo.
  8. Aproveite todas as oportunidades possíveis para fazer palestras ou apresentações para o público externo e também para representar a sua empresa em eventos externos. É uma forma de você demonstrar o seu potencial.
  9. Participe ativamente de equipes de trabalho, reuniões em grupos informais, associações, sindicatos patronais, câmaras de comércio ete. Esse é um dos meios para você manter atualizado o network (Rede de trabalho - Contatos).
  10. Se você receber um convite de um headhunter (Caça talentos) para concorrer a uma vaga, não recuse, e mesmo que você julgue que o momento não é o mais oportuno para mudar de emprego, verifique detalhadamente do que se trata. Pode ser a melhor oportunidade de sua vida.
  11. É preciso estar preparado para o que dizer na primeira abordagem do headhunter. O contato pode ocorrer no seu ambiente de trabalho, durante uma reunião, um almoço, ou ainda quando você estiver junto com o seu chefe. Nas residências, esses contatos costumam ser realizados à noite, ou aos sábados.
  12. Seja simpático: ainda que você recuse uma oferta, agradeça o convite e mantenha as portas abertas. É importante deixar boa impressão ao heodhunter, pois ele trabalha com muitos cargos e poderá lembrar de você em outra oportunidade.
  13. Invista nos relacionamentos: jamais dê respostas por telefone. Procure marcar uma reunião para, pessoalmente, buscar mais informações ou comunicar sua decisão. Não se esqueça de que nada substitui o contato pessoal e de que por meio dele você poderá deixar registrada a sua "marca", ou seja, a sua imagem. Essa reunião pode ser informal, um almoço ou jantar.
Seguir esses conselhos, no todo ou em parte, depende de cada indivíduo. Cada um pode discernir o que fazer para manter-se no emprego ou buscar outra oportunidade. Nota-se, porém, que os itens aqui apresentados com grande freqüência aparecem nos depoimentos de gestores com alto índice de empregabilidade. Em outras palavras, são a base de atuação dos "com emprego". (Ricardo de A/meida Prado Xavier presidente da Manager Assessoria em Recursos Humanos Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2005.)

QUESTÕES PARA SEREM RESPONDIDAS:
  1. Com base na leitura do texto acima, redija um pequeno texto em que você discuta a necessidade de desenvolver competência em comunicação oral e escrita.
  2. Componha uma lista de "10 mandamentos" de uso responsável da internet para distribuição a todos os funcionários de sua empresa.

Um comentário:

Wagner Miranda disse...

1) Com base na leitura do texto acima, redija um pequeno texto em que você discuta a necessidade de desenvolver competência em comunicação oral e escrita.

O desenvolvimento em comunicação está diretamente ligado nos novos conceitos de educação, de competência, de habilidades e de formação profissional. Não existem respostas prontas nos dias de hoje, já que vivemos numa realidade globalizada, informatizada, complexa e, extremamente competitiva. Se desejarmos conviver em vida social, precisamos entender todo o contexto duma comunicação e absorver apenas aquilo que é inteiramente importante, podendo ser útil. O nosso sistema de crenças se baseia no que absorvemos, e se nossa comunicação oral e escrita não estiverem bem aprimoradas, poderemos ser absorvidos pelos terrorismos psicológicos, nos tornando zumbis da vida real.

Aquele que não desenvolve a leitura e a fala fica nas fendas da estrada, estagnados no caminho sem conseguir prosseguir na jornada do sucesso. Nenhuma meta ou objetivo são conseguidos sem o aproveitamento dos recursos, sem correr riscos, sem um esforço cotidiano. Para se conquistar um nível de status social cada vez mais estável, é preciso desenvolver a comunicação para que entenda e seja entendido o melhor e mais rapidamente possível.

2) Componha uma lista de "10 mandamentos" de uso responsável da internet para distribuição a todos os funcionários de sua empresa.
1. Não use a intranet para rastrear seu colega de trabalho ou prejudicar terceiros
2. Pense nas conseqüências do que escreve, respeite as diferenças
3. Não se aproprie do trabalho intelectual de terceiros nem prestar falsos testemunhos
4. Não publique aquilo que não gostaria de ter seu nome envolvido
5. Não divulgue dados sigilosos da empresa
6. Não utilize ou copie software pelo qual não pagou
7. Certifique-se de quem esta do outro lado
8. Não divulgue sua senha
9. Não acredite em todas as informações que recebe
10. Se algum conteúdo o ofende, informe ao seu superior

Postar um comentário